13 de maio de 2013

Cabelos crespos e cacheados

Olá galerinha, hoje vim falar sobre cabelos cacheados e crespos. Qual a diferença? Como cuidar de cada um deles? Qual a melhor maneira de hidratá-los? 
"As diferenças entre cabelos crespos e cacheados são significativas. A principal delas é que os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por conseqüência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós. Os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade, explica Cassolari."
"Já os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos."
Fonte: Mais Que Beleza




Já vimos a diferença na "fisionomia" dele, agora vamos ver se tem diferença na hora de tratar.

Cuidados caseiros cabelos crespos/cacheados
Lavagem: Lave muito bem massageando com o shampoo (sem sal) e para retirar, esprema os fios de baixo para cima para estimular o formato desejado. Com o condicionador (sem sal) é a mesma coisa, sempre estimulando os fios a ficarem enroladinhos. O indicado é não lavar o cabelo todos os dias (se possível duas vezes por semana), pois esses tipos de cabelo tendem a ter um prazo maior para que a raiz seque completamente. A temperatura da água deve ser morna, água muito quente resseca mais ainda os fios. 

Pós-lavagem: Com o cabelo úmido/molhado (pode borrifar água para umedecê-lo) separe camadas do seu cabelo e aplique um leave in (o de sua preferência) e amasse a mecha. Após realizar o processo em todo cabelo passe os dedos rente ao couro cabeludo para fazer volume, soltar os fios e levantar a raiz. Se não amassar os fios, eles ficarão duros como se tivesse passado gel. 

Pentear: Utilize um pente de dentes largos, esse tipo de pente mantêm a eletricidade dos fios e evita que se quebrem.


Secagem: O ideal é deixar que seque naturalmente, se não quiser sair com ele  molhado é melhor se arrumar um tempo antes para que ele seque em casa. Quando o cabelo seca naturalmente o frizz é menor. Quando o cabelo estiver quase seco, levante os fios, amasse-os, aperte-os para deixá-los com volume.
- Para um efeito mais bonito (cabelos na altura do ombro/maior) pegue uma toalha de microfibra, ou uma camiseta de malha, apoie a camiseta/toalha em uma superfície lisa, vire a cabeça para baixo e "encaixe" todos os fios na camiseta/toalha, prenda o tecido que você escolheu ao redor da cabeça (não o torça como quando sai do banho e enrola a toalha na cabeça), ao soltar os fios vão estar comportados.
- Se não quiser, pegue uma camiseta de malha e seque amassando os fios de baixo para cima, como se fosse uma toalha. Isso reduz o frizz
- Carregue na bolsa leave-in líquido para borrifar quando sentir que precisa de uma "manutenção" nos fios.

Corte de cabelo crespo/cacheado
Nunca cortar os fios retos, nem molhados. Ótimo repicar o cabelo com a TESOURA (nada de navalha), o cabelo crespo/cacheado é muito fino e sensível. Com a navalha o volume fica descontrolado e vai ser difícil de domar seu bêlo. 

Hidratar cabelos crespos
Deve ser hidratado semanalmente, aposte nos produtos à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.
Mantenha-os hidratados com uma dieta equilibrada de proteínas, vegetais frescos e água, invista em frutas como abacate que por sua gordura ajudam a manter a oleosidade dos fios.



Para hidratar ambos
Um dos maiores e melhores achados da história para melhoria dos cabelos crespos e cacheados é o uso do óleo de coco extra virgem. Além de hidratar muito os fios crespos e cacheados, contribui com sua definição, além de deixar um cheiro maravilhoso.

Como usar: aplique o óleo puro em seus cabelos secos, massageando bem o couro cabeludo, comprimento e pontas e deixar agir em torno de 30 minutos depois enxague. (esse processo ode ser feito antes, ou depois da lavagem).
- Você também poderá usar misturada em suas hidratações capilares. Prepare um creme de sua escolha, na quantidade proporcional para usar em seus cabelos e coloque de uma a duas colheres de chá de óleo ou leite de coco. Aplique nos cabelos e deixe agir por 15 minutos.

Vinagre de maçã: Após lavagem com shampoo e condicionador, preparar quantidade de água, +/- em torno de 300ml, acrescentar 1/2 dedinho de vinagre. Misturá-los e aplicar nos cabelos amassando bem os fios. Deixe agir por uns 2 minutos, enxague novamente e use seu creme leave-in.
- Obs: Lembrando que uma quantidade maior do que o sugerido, poderá deixar seus cabelos com odor de vinagre. Este odor se intensifica se os cabelos estiverem molhados, portanto, use moderadamente, conforme sugerido.


Penteado cabelo cacheado



Penteado para cabelo crespo com permanente afro



Lenços para cabelo crespo/cacheado




Texturização cabelo crespo


Bom galerinha, essas foram algumas dicas para esse tipo especial de cabelo. O que acharam? Gostou? Curta a página do facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário