10 de março de 2013

Hidratando cabelo masculino

Já dei várias dicas femininas, mas agora é a vez dos boys terem um destaque aqui. Cada vez mais os homens estão preocupados com a aparência. Antes eu ouvia falar: "mulher não pode ver um espelho" (#fato!). O que mudou é que os homens também não conseguem passar em algo que reflita sem dar uma olhadinha, uma ajeitadinha no cabelo, uma espremedinha na espinha (#eca, sim eu já vi isso. O garoto fez isso em público). E pensando nesse constante crescimento na vaidade masculina pensei em fazer esse post.



Já lemos em vários lugares hidratações capilares (#paramulheres). Mas e o sexo masculino? Fica com o cabelo ressecado? Como hidratar o cabelo masculino? Todas as hidratações são indicadas para serem passadas longe da raiz, por causa da oleosidade que causa, mas como fazer isso no cabelo do homem? Bem, vou ensinar alguns passos para que os boys magias da vida saibam como cuidar da sua juba.



1. Lavar todos os dias
O cabelo masculino tende a ser mais oleoso que o feminino, então é necessário que se lave todos os dias. Cuidado com a temperatura da água, não deve ser quente, pois a água quente aumenta a produção de glândulas sebáceas que por sua vez auxilia no aumento da caspa e da oleosidade nos fios.

2. Sem excesso no condicionador
O uso diário do condicionador não é uma boa indicação para quem tem cabelos oleosos e curtos. O condicionador deve ser passado somente no comprimento dos fios para não aumentar a oleosidade, e como o cabelo masculino costuma ser curto fica difícil seguir essa recomendação. Se você tem cabelo curto, com caspa ou oleosidade excessiva alterne os dias de passar o creme condicionador.

3. Hidratar sempre!
Se seu cabelo está ressecado, essa é a hora de hidratar. O sol, o cloro, a água do mar e outros fatores externos ressecam o cabelo. Utilize protetor solar capilar para evitar os danos causados pelo sol. Já quando o motivo é o cloro ou água do mar o ideal é lavar bem os fios com água e penteá-las com uma quantidade mínima de creme hidratante (pode ser à base de queratina). Deixe agir por 15 minutos e depois enxague bem! Nada de deixar restinhos de produto, pois quando o cabelo seca ele fica ensebado e sem brilho.

4. Shampoo e condicionadores adequados
Homens devem procurar produtos específicos para cabelos masculinos. Aqueles "dois em um" são ótimos porque além da praticidade não ressecam tanto o cabelo.

5. Finalizadores
Use preferencialmente gel e pomadas sem álcool (para não ressecar os fios). Se você usa esses produtos frequentemente também deve lavar o cabelo com shampoo anti resíduos pelo menos uma vez por semana.

6. Corte o cabelo frequentemente
Corte o cabelo uma vez por mês, isso porque os mullets (cabelinhos menores na nuca) crescem rápido e dão impressão de desleixo. Essa frequência traz maciez, brilho, maleabilidade e beleza.

7. Evite chapéus e bonés
O uso frequente de acessórios na cabeça pode deixar o couro cabeludo oleoso e acarretar em dermatite seborreica (caspa) e queda dos cabelos.

8. Minimizar a calvície
É um processo genético (se você tem familiares calvos é bom iniciar um tratamento logo que notar o afinamento dos fios e as entradas). Nesse caso é possível  utilizar produtos apropriados indicados por um dermatologista, como minoxidil e finasterida. Além da hereditariedade outro fator que agrava a calvície é o uso de anabolizantes, traumas de couro cabeludo e distúrbios emocionais.


Para a hidratação você vai precisar de:

  • 5ml de Bepantol líquido
  • 2 colheres de sopa de açúcar (mascavo ou cristal de preferência)
  • 3 colheres de sopa de um creme de tratamento para seu tipo de cabelo
Misture todos os ingredientes em uma tigela não metálica e aplique nos cabelos lavados. Massageie o couro cabeludo e os cabelos, deixe agir por 40 minutos. Enxágue e penteie como de costume. Se seus cabelos estiverem muito danificados, acrescente a mistura 1 colher de sopa de queratina líquida e use touca térmica.

Para aumentar os resultados da hidratação faça uma escova usando algum produto termo-ativador ou desfrisante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário