12 de dezembro de 2012

Sutiã: oprime os grandes, levanta os caídos e disfarça os pequenos

Oi galerinha, hoje vou falar de SUTIÃ, isso mesmo, nosso querido amigo sutiã. Vocês sabiam que 80% das mulheres usa um número de sutiã errado? O tamanho do seu sutiã varia quando o seu peso muda em estações diferentes e no decorrer dos anos. Algumas vezes, você fica tanto tempo usando um número errado que não percebe que ele está errado. Se você está procurando um que se ajuste perfeitamente, veja como encontrar o tamanho certo.


Ps: As medidas a seguir se aplicam para sutiãs fabricados segundo os padrões dos EUA e Reino Unido, mas podem ser convertidas para as de outros países através da calculadora internacional de tamanho de sutiã. Para sutiãs do Brasil, o número pode ser aferido através desta tabela.


1. Tire a medida das costas.



• Passe uma fita métrica em volta do corpo, logo abaixo dos seios, e anote a medida. Certifique-se de deixar a fita na horizontal e bem justa ao corpo. Seus braços devem estar abaixados.
• Se tiver medido em centímetros, divida o resultado por 2,5 (ou então, use a medida em polegadas). Some 4 se o resultado for par ou 5 se for ímpar. Isto vai lhe dar a medida das costas. Por exemplo, se mediu 70 cm, isto dá 28 polegadas e 32 para o tamanho das costas.
Ps: Alguns métodos mais modernos afirmam que esta soma de 4 ou 5 ao resultado é uma medida ultrapassada e não deve ser usada nos sutiãs atuais.

2. Tire a medida do busto.



• Meça ao redor da parte mais cheia dos seios (não aperte muito, ou a medida vai ficar inadequada). Se não estiver vestindo um sutiã ou se o que você tem estiver ruim, incline-se a 90 graus e meça ao redor do corpo, por cima dos mamilos. Se tiver medido em centímetros, divida por 2,5 e arredonde o resultado.

3. Calcule o tamanho do bojo.

• Subtraia o tamanho das costas (depois de ter dividido por 2,5) da medida encontrada (depois de ter dividido por 2,5) e determine o tamanho do bojo com base na tabela a seguir:

Menos de 1 = Bojo AA
1 = A
2 = B
3 = C
4 = D
5 = DD ou E (veja nas dicas)
6 = DDD ou EE ou F
7 = DDDD ou EEE ou FF ou G

4. Experimente um sutiã com as medidas anteriores.



Podem haver algumas variações entre os modelos de diferentes estilos e fabricantes, mas este tamanho servirá como ponto de partida.

5. Verifique o tamanho do sutiã.



O tamanho certo é o menor que ainda a fizer se sentir confortável. Ele precisa ser justo o bastante para sustentar os seios sem pesar nas alças.

• Ele deve ter espaço suficiente para que você passe os dedos por dentro dele, mas não muito mais que isto.

• Ele deve ficar justo no maior ajuste e um pouco apertado se usado no tamanho menor. Os sutiãs são projetados assim por afrouxarem depois de serem usados algumas vezes.
• Se ele estiver muito apertado nas costas, mesmo no maior ajuste, aumente um número (e reduza um bojo para compensar). Por exemplo, se um 32D estiver muito apertado, experimente um 34C.
• Se a alça estiver frouxa o bastante para usar confortavelmente no ajuste mais apertado, reduza um número (ex: 32D -> 30DD).

6. Verifique o tamanho do bojo.



O tamanho certo é o maior que fique completamente cheio. Você deve encher as taças, sem ficar nada sobrando para os lados.

• Verifique em cima e dos lados para ver se os seios estão "pulando" para fora.
• Verifique se a parte de baixo está cobrindo o seio completamente e está firme contra o seu tórax.
• Se a taça estiver muito grande, reduza um número.
• Se estiver muito pequeno ou mesmo se já estiver parecendo que serviu, experimente um maior, apenas para confirmar.



Dicas :
• Não dê muita atenção às alças. Sutiãs bem ajustados devem prover sustentação com a faixa das costas, e não com as alças. Você deve ser capaz de sentir o suporte do sutiã mesmo depois de remover as alças.
• Nunca deixe de experimentar um sutiã antes de comprar. Mantenha a mente aberta quanto ao tamanho.
• É possível encontrar o tamanho certo sem uma fita métrica se você já estiver usando um que pareça cair bem nas taças, mas tenha folga nas costas. Você pode reduzir um número nas costas e subir um na taça, até encontrar um tamanho que fique firme - ou seja, o tamanho certo. Ex: 36C -> 34D -> 32DD.
• Se tiver que usar taças de tamanhos diferentes, use o maior.
• Seu mamilo deve estar na altura do meio do seu braço, ou seja, o ponto médio entre seu ombro e seu cotovelo.


Ainda não entendeu? Assista ao vídeo:


Justo é o sutiã, oprime os grandes, levanta os caídos e disfarça os pequenos

Fonte: wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário